sábado, 5 de maio de 2012

Ciência básica e Ciência aplicada


Ciência básica e ciência aplicada
Ciência básica é a ciência científica, q busca o conhecimento em geral. Pretende descobrir coisas novas, sem se preocupar com a utilidade do que está sendo estudado. Por isso é chamada de pesquisa científica pura ou desinteressada. Ex.: As pesquisas sobre a origem do universo, não estão sendo feitas pra resolver um problema prático, mas sim pra ampliar os conhecimentos.
Ciência aplicada é a aplicação do conhecimento científico na solução de problemas da vida. É a pesquisa científica feita pra se obter uma finalidade ou utilidade, ou seja pra uma aplicação prática. Ex.: O estudo do vírus da gripe é feita pra se obter problema prático, pra combater as epidemias de gripe.
Sem a ciência básica não pode existir a ciência aplicada, os biólogos só podem desenvolver as vacinas, pq já tem o conhecimento básico da biologia.

A psicologia é ao mesmo tempo uma ciência básica e uma ciência aplicada. A psicologia tem muitas aplicações práticas: trabalho, educação, justiça, saúde e desenvolvimento social são algumas áreas onde tradicionalmente a psicologia tem trazido importantes contribuições práticas. São áreas onde as aplicações da psicologia estão mais desenvolvidas, com muitas pesquisas realizadas, muitos livros publicados e muitos especialistas trabalhando nelas. Outras são áreas mais novas, onde as pesquisas começaram recentemente como: Psicologia dos Desportos, Psicologia do Tráfego e a Psicologia Ambiental.
Na área do trabalho a psicologia está muito desenvolvida e geralmente é chamada de psicologia do trabalho e organizacional. É a psicologia a serviço da produção, especialmente das organizações empresariais. Desde muito tempo admin de empresas, tem recorrido a contribuição de conhecimentos da psicologia para aumentar a lucratividade das empresas. Os conhecimentos da psicologia tem contribuído principalmente em três áreas: contribuição na saúde do trabalhador. Gerenciamento de recursos humanos e marketing.
A psicologia contribuiu para a mudança de processos produtivos, tornando-os mais participativos, portanto mais humanos e mais saudáveis. A promoção da saúde do trabalhador com a realização de palestras de esclarecimento, combate tabagismo e ginástica elaborau tem resultado na diminuição de faltas, aumento da qualidade e maior produtividade. A psicologia tem contribuído na elaboração de programas de qualidade de vida, com a identificação e correção de situações estressantes no trabalho.
Psicologia e Recursos Humanos
Em todo o processo de gestão dos recursos humanos a psicologia também está presente. Na seleção de candidatos para novas contratações, são aplicadas testes psicológicos e dinâmicas de grupo, q visam identificar características da personalidade e do comportamento dos candidatos. O departamento de recursos humanos das grandes empresas tem o setor de treinamento, q promovem atitudes positivas e comportamentos adequados ao bom relacionamento dentro da empresa e a produtividade, sempre tendo como referência conhecimentos da psicologia. Também tem grande importância o trabalho de formação e desenvolvimento de gerente, pois do comportamento de gerentes depende em grande parte da produtividade dos demais funcionários.
Psicologia e Marketing
A contribuição da psicologia também vai para a área de negócios como a psicologia do marketing, também conhecida como a psicologia do consumidor. Para desenvolver novos produtos é preciso conhecer as necessidades e as preferências do consumidor. Tbém a propaganda utiliza intensamente conhecimentos da psicologia do sentido de atuar junto aos sentimentos e desejos do público consumidor, gerar expectativas e estimular comportamentos. Na área de vendas a psicologia também está presente, o estudo do potencial de vendas de um produto precisa do perfil psico-social dos consumidos, com seus hábitos e tendências de consumo. Supervisão de vendas e atendimento ao consumidor também são áreas q recebem atenção da psicologia, q ajuda na orientação dos profissionais, qto as questões q envolvem o relacionamento com os clientes.
Psicologia da educação
Contribui há mais de 100 anos, com a identificação do ritmo e das características do desenvolvimento psicológico das crianças. Com essas informações a escola passou a considerar melhor a psicologia da criança e o modo de aprender.
Psicologia do desenvolvimento
Estuda como surgem e se desenvolvem as funções psicológicas humanas.
Psicologia da aprendizagem
Estuda o modo pelo qual aprendemos, parece fácil mais para aprender precisamos compreender, para q servem as coisas, o que significam as palavras. Compreender é relacionar aquilo q estamos aprendemos com o nosso conhecimento anterior. Ao mesmo tempo q aprendemos o significado das coisas, atribuímos sentido a tudo. O sentido é um modo próprio, onde cada um tem nois tem de atribuir as coisas. Aprender então significa compreender o significado q é igual para todos e atribuir sentidos q é individual ou psicológico. Então dá pra perceber q aprender não é um ato mecânico, não é um tipo de cópia das coisas em nossa mente. Aprender é um processo complexo, q envolve a reorganização do pensamento, atribuição dos sentidos e a formação de comportamento.
Psicologia escolar
Estuda o complexo jogo de relações entre o professor e seus alunos. Estuda também as relações entre a escola e a sociedade, como por exemplo o q a sociedade espera da escola. Estuda os problemas da escola, como a indisciplina, a reprovação e a violência. Há uma violência da escola com a criança, q é aquele q aparece na discriminação e preconceito, ou também na falta de condições q o aluno possa se expressar. Situações como está podem ser estudadas na psicologia escolar, q ajuda a compreender esses problemas e contribui para elaboração de estratégias e procedimentos capazes de mudar essa situação.
Psicologia e saúde
Há muitos conceitos de saúde. A tendência atual é considerar a saúde, muito mais do q a simples ausência de doenças. Hj a idéia de saúde leva em consideração q o corpo é todo integrado e não apenas órgãos funcionando separadamente. Considera também q a saúde deve ser avaliada, considerando a relação do sujeito com o meio ambiente q vive. Então nos dias de hoje a idéia de saúde envolve a capacidade de realizar aspirações, satisfazer necessidades e lidar com o meio ambiente (OMS). Promover a saúde é uma idéia q envolve relacionar as idéias físicas e biologicas do corpo humano com uma serie de outros fatores como:
= as expectativas sociais relacionadas a saude, ou seja aquilo q as pessoas esperam ou desejam para se considerar com saúde.
= os aspectos psicológicos com as vontades, as intenções, o bem-estar e o comportamento do individuo ou do grupo.
= deve se considerar os fatores ambientais próprios da situação do individuo ou grupo vivencia.
Nessa nova definição de saúde, a psicologia tem uma presença ainda mais importante, pois a capacidade de lidar com o meio ambiente está ligada a saúde mental. Saúde mental implica na disponibilidade para agir em busca da satisfação, necessidades e das aspirações. No âmbito da saúde a psicologia tem três campos de atuação:  Psicologia clínica, psicologia hospitalar e psicologia da saúde.
A psicologia clínica foca o indivíduo, seus conflitos e dificuldades, envolve o tratamento da depressão e demais psicopatologias. Psicologia clínica engloba a psicoterapia em suas diferentes modalidades, mas é muito mais q isso. É também o cuidado, a atenção, a orientação em quem se encontra na situação de sofrimento psicológico como nas crises conjugais, nas crises típicas das fases da vida como o envelhecimento e também os conflitos entre pais e filhos; vergonha, timidez...
Psicologia hospitalar as doenças e internações hospitalares podem vir acompanhadas de diversos problemas emocionais. A psicologia estuda e realiza o tratamento desse tipo de situação. Além disso, a psicologia hospitalar participa do estudo e tratamento das doenças ligadas a somatização, ou seja em q os sintomas físicos estão ligados ao sofrimento emocional. Há também casos em q problemas no relacionamento dos pacientes e seus familiares, com as equipes de hospitais, como médicos e enfermeiras, isso pode acontecer principalmente em situações de doenças graves e internação prolongada. Os psicólogos também podem participar de equipes multidisciplinares nos hospitais.
A psicologia da saúde atua principalmente na prevenção das doenças mentais, atua na busca do bem-estar social, buscando reduzir a incidência de doenças mentais e amenizar suas conseqüências. Grupo de prevenção e tratamento do alcoolismo. Campanhas de combate ao tabagismo. Inclusão social de pessoas com problemas mentais. Orientação de idosos em campanha na prevenção de doenças do envelhecimento. São exemplos de atividades típicas da psicologia da saúde.