domingo, 13 de maio de 2012

Direito


O que diferencia domicílio de moradia? Moradia é o local onde estamos temporariamente sem caráter definitivo e muito menos devo admin. A minha vida dali. Ex.:  Hotel, na casa dos outros, pousadas.


O Direito civil abrange vários recursos, exemplos contratos, obrigações, sucessões, atividade empresarial.
Quem pode ser considerado pessoa de direito? Pessoa física ou natural e pessoa jurídica.
Pessoa física apartir do nascimento com vida ela cria a personalidade.
O que é personalidade? Ela adquire direitos e contrai obrigações na forma da lei.
Enquanto o feto está no ventre materno chama-se nascituro.
Se esse bebê for expulso do ventre materno, sem vida chama-se natimorto.
Capacidade jurídica é a medida da personalidade.
Pode ser dividida em 3:
Incapacidade absoluta: 0 de 16 anos incompletos
Relativamente capaz: 16 a 18 anos
Absolutamente capaz: apartir dos 18 anos...
Todas essas capacidades têm que haver discernimento mental compatível.
Quem pode ser emancipado?
Casamento. Colação de grau de nível superior. Maior de 16 anos pode ser emancipado.
De que maneira eu individualizo a pessoa física?
Pelo nome(prenome,nome e sobrenome), pelo estado(sexo, estado civil,situação da família, estado político) e domicílio (voluntário ou necessário)
Direitos da personalidade
Quando a pessoa é individualizada ela adquire, tem alguns direitos que são próprios da sua qualidade de ser humano. Ser humano com personalidade, ou seja, que pode ter direito e assumir obrigações. Esses direitos são referente a tudo o que compõe a sua personalidade, a sua individualidade. Ex.: sua integridade física, a pessoa tem direito a exigir proteção ao seu corpo vivo, ao seu corpo morto, as partes separadas do corpo vivo ou não.
Proteção ao corpo vivo: Eu tenho direito de ser protegido contra lesão corporal.
Proteção ao corpo morto: ninguém pode ser jogado na terra, tem que haver no mínimo um caixão pra que possa ser enterrado dignamente.
Proteção as partes separadas do corpo vivo: Se por acaso uma pessoa for decepada, tem que ser enterrado com dignidade também, não pode ser jogado fora simplesmente.
Integridade intelectual
Liberdade do pensamento Eu não preciso concordar com nada do que os outros dizem.
Direito intelectual Se eu disser que você é um amental e vc não é, isso é xingamento. Mas se eu disser e vc é tem realmente problemas mentais, isso é descrição da verdade.
Se eu produzir uma obra artística a lei concede a nós o chamado direito autoral.
Integridade moral Valores genéricos.
Honra, recato, segredo pessoal, segredo profissional e segredo doméstico, imagem, identidade pessoal, familiar e social.
Tudo o que falar de Estados internacionais direito público externo. Se falar de países próximos direito público interno.
Direito Privado Pessoas jurídicas, criadas, montadas, dirigidas por pessoas físicas ou jurídicas sem a interferência direta do poder público. Eles fiscalizam, eles criam as leis, mas eles não fazem parte dela.
Nós temos as fundações particulares, as associações e sociedades.
Fundações = eu tenho patrimônio e eu retiro desse patrimônio alguns bens. O resultado da admin. Desses bens vai ser aplicado para uma finalidade, que eu determinei. Para uma finalidade educacional, esportiva, social. E esse patrimônio sempre será administrado e o lucro desse patrimônio sempre será aplicado para o instituidor. Ex.: Instituição Xuxa Meneguel. Ela tirou um pouco do seu patrimônio para criar uma fundação. Quem tira um pouco do seu patrimônio para fazer uma fundação, nunca mais tem esse patrimônio de volta.